Ainda Sobre a Fé
Tenho para mim que a fé nunca agirá segundo as minhas palavras, mas sim segundo a minha confiança nas palavras de Cristo. A fé nasceu e culminará sobre a vontade de Cristo. Uma fé longe da vontade soberana seria uma fé vaga, sem valor, inexistente. As palavras de Jesus revelam a Sua vontade, a nós, e a toda humanidade. Fé seria crer na vontade de Cristo para as nossas vidas, tendo sempre a certeza que todo o controle pertence a Ele. Depositar esperança nas palavras e promessas feitas pelo Senhor, trata-se de fé operante, existente. Somos constrangidos pelo seu Espírito a crermos em Suas palavras. O Espírito Santo nos revela a Sua vontade, e nos enche de esperança que tais promessas se cumprirão. Não posso enxertar em meu coração uma fé fora da revelação do Espírito. É ele que sonda as vontades de Deus e as revela a mim.
O transportar montanhas mediante a fé, é única e exclusivamente sob a vontade do Senhor. Cristo é quem demonstra o alvo de nossa confiança. Caso Ele revele a Sua vontade de transportar montanhas (que simboliza nossos problemas, doenças, etc.), então minha fé reagirá segundo esta ação de Cristo, ao qual é: “Removerei as montanhas se creres na minha Palavra!”. Nunca as montanhas serão removidas segundo a minha vontade e fé, caso Jesus não tenha ordenado. O povo de Israel por vezes foi guerrear segundo a sua própria vontade, fé, e porque não, boa intenção. Com isto foram envergonhados, pois Deus não havia lhes comunicado palavra alguma para que a fé dos israelitas fosse despertada, como no caso: “Eu irei a vossa frente”, “O Senhor pelejará por vós”, “Eis que os tenho entregado nas vossas mãos”. A fé não se trata de uma criação humana, uma invencionice terrena. Engana-se quem acredita (E existem muitos!), que é possível explicar a fé no Deus criador através da ciência. A fé é inexplicável. Mas, não porque através dela milagres ocorrem, claro segundo a vontade de Deus. Mas, sim porque a fé é acreditar (crer) que somos alvos do amor e da vontade de um único Deus, e que este mesmo Deus, se comunica conosco através do sacrifício vicário de Cristo; o Deus que se vestiu segundo a semelhante forma do homem e fez sua moradia em meio aos pecadores. Por isto a fé é inexplicável. Seria simplório demais acreditar que a fé torna-se inexplicável simplesmente pelos efeitos dos milagres surpreendentes. A medicina por si é surpreendente. A fé é inexplicável, pois faz de nós humanos, adquirir uma vida submetida a uma vontade eterna e soberana, regidos por um amor inexplicável. Isto sim faz com que alguns tornan-se céticos e desacreditados sobre a fé.
Bem disse Ricardo Gondim: “Um Deus concebível pela mente humana seria menor do que a própria mente, já que conseguiu abarcá-lo. Esse deus seria, portanto, o resultado dos raciocínios, ou seja, um ídolo”. Uma fé explicável e compreendida não trata-se de fé, mas sim de um ídolo criado. Onde dou a ela formas e características que acho conveniente, segundo as minhas paixões. A verdadeira fé não sofre quaisquer metamorfose carnal do homem, pois ela é CONCEBIDA e ALIMENTADA por Cristo. Portanto, uma fé longe da Palavra do Senhor, e modelada conforme o meu desejo, é uma fé inexistente e incapaz de cumprir os desígnios de Deus em minha vida.
by Vitor Hugo da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário