O Poder da Palavra de Deus

"Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão".
Mateus 10:34-42

"Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo". Malaquias 4:1

"De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.
Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o SENHOR.
Tu te aproximaste no dia em que te invoquei; disseste: Não temas".
Lamentações 3:39, 40, 57

"E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus,
E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer. (...)
Cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor;
O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação".

Romanos 4:20-25



sexta-feira, 24 de abril de 2009

A Fé é Maior que a Vontade de Deus?


Sobre a Fé

Permita-me duvidar. Permita-me possuir incertezas. Permita-me duvidar de sua fé. Permita-me fazer autópsias sobre o campo de suas certezas intocáveis. Permita-me dissecar as suas verdades mais ortodoxas.

A fé é construída sobre a Palavra de Deus. A fé no Novo Testamento fora construída sobre as palavras de Cristo. Por isto, não acredito em fé, sem que esta não seja concebida por Deus, e por Sua palavra. Não creio que minha fé possa curar sem antes Deus ter concedido a Sua palavra de cura. Não creio que minha fé possa ressucitar, sem antes Deus outorgar a Sua vontade de trazer de volta a vida. Isto seria uma tolice, meninice. A fé é a nossa reação sobre a ação de Deus através de Sua Palavra em nossas vidas. Todas as curas no Novo Testamento foram efetuadas alicerçadas na fé no filho de Deus, Jesus Cristo. Sobre aquilo que ele mesmo mencionava a seu respeito (Filho de Deus), e sobre aquilo que era transferido oralmente aos outros sobre ele (Seus ensinamentos e obras). É por isto que determinadas certezas, tornam-se incertas. Pois, não posso ter uma confiança absoluta sobre aquilo que Deus não falou. Não posso abalizar minha fé na minha boa vontade e boa intenção. Não existe fé fora de Deus. Não existe certeza fora das palavras de Cristo. Não existem atos milagrosos segunda a minha palavra e vontade. Cristo é quem rege tudo e todos; Cristo é quem dita os milagres; Cristo é quem outorga as bênçãos. A nossa fé está estruturada na vontade soberana de Cristo. Posso desejar uma cura, ter fé suficiente, e acreditar que Cristo tem poder para efetuar um milagre, porém a minha fé esbarra e limita-se a Sua vontade soberana. Caso Jesus não queira curar, caso Jesus não deseje sanar a dor, minha fé será lançada ao vento.

Minhas palavras, vontades, boas intenções, e minha fé, não estão acima e nunca estarão à frente da vontade soberana do Senhor. Por isto duvido e possuo incertezas com respeito a minha fé e a de todos que me cercam. Não posso lançar esperança sobre aquilo que Deus não falou. Não posso crer sobre a determinação do coração humano. Deus nos presenteou com fé para crermos em Sua Palavra, nada mais. A graça da fé anda sobre os trilhos da vontade do Senhor, e não sobre os meus bons sonhos e boas paixões. Sou um incrédulo ao ponto de vista humano, pois não repouso minha esperança sobre a vontade humana, por mais bem intencionada que seja. A fé neutraliza a nossa vontade, para que possamos crer na vontade eterna de Deus. Fé só é fé, quando esta for presenteada por Deus, segundo a Sua infinita misericórdia, mediante a Sua Palavra.

Ainda Sobre a Fé

Tenho para mim que a fé nunca agirá segundo as minhas palavras, mas sim segundo a minha confiança nas palavras de Cristo. A fé nasceu e culminará sobre a vontade de Cristo. Uma fé longe da vontade soberana seria uma fé vaga, sem valor, inexistente. As palavras de Jesus revelam a Sua vontade, a nós, e a toda humanidade. Fé seria crer na vontade de Cristo para as nossas vidas, tendo sempre a certeza que todo o controle pertence a Ele. Depositar esperança nas palavras e promessas feitas pelo Senhor, trata-se de fé operante, existente. Somos constrangidos pelo seu Espírito a crermos em Suas palavras. O Espírito Santo nos revela a Sua vontade, e nos enche de esperança que tais promessas se cumprirão. Não posso enxertar em meu coração uma fé fora da revelação do Espírito. É ele que sonda as vontades de Deus e as revela a mim.

O transportar montanhas mediante a fé, é única e exclusivamente sob a vontade do Senhor. Cristo é quem demonstra o alvo de nossa confiança. Caso Ele revele a Sua vontade de transportar montanhas (que simboliza nossos problemas, doenças, etc.), então minha fé reagirá segundo esta ação de Cristo, ao qual é: “Removerei as montanhas se creres na minha Palavra!”. Nunca as montanhas serão removidas segundo a minha vontade e fé, caso Jesus não tenha ordenado. O povo de Israel por vezes foi guerrear segundo a sua própria vontade, fé, e porque não, boa intenção. Com isto foram envergonhados, pois Deus não havia lhes comunicado palavra alguma para que a fé dos israelitas fosse despertada, como no caso: “Eu irei a vossa frente”, “O Senhor pelejará por vós”, “Eis que os tenho entregado nas vossas mãos”. A fé não se trata de uma criação humana, uma invencionice terrena. Engana-se quem acredita (E existem muitos!), que é possível explicar a fé no Deus criador através da ciência. A fé é inexplicável. Mas, não porque através dela milagres ocorrem, claro segundo a vontade de Deus. Mas, sim porque a fé é acreditar (crer) que somos alvos do amor e da vontade de um único Deus, e que este mesmo Deus, se comunica conosco através do sacrifício vicário de Cristo; o Deus que se vestiu segundo a semelhante forma do homem e fez sua moradia em meio aos pecadores. Por isto a fé é inexplicável. Seria simplório demais acreditar que a fé torna-se inexplicável simplesmente pelos efeitos dos milagres surpreendentes. A medicina por si é surpreendente. A fé é inexplicável, pois faz de nós humanos, adquirir uma vida submetida a uma vontade eterna e soberana, regidos por um amor inexplicável. Isto sim faz com que alguns tornan-se céticos e desacreditados sobre a fé.

Bem disse Ricardo Gondim: “Um Deus concebível pela mente humana seria menor do que a própria mente, já que conseguiu abarcá-lo. Esse deus seria, portanto, o resultado dos raciocínios, ou seja, um ídolo”. Uma fé explicável e compreendida não trata-se de fé, mas sim de um ídolo criado. Onde dou a ela formas e características que acho conveniente, segundo as minhas paixões. A verdadeira fé não sofre quaisquer metamorfose carnal do homem, pois ela é CONCEBIDA e ALIMENTADA por Cristo. Portanto, uma fé longe da Palavra do Senhor, e modelada conforme o meu desejo, é uma fé inexistente e incapaz de cumprir os desígnios de Deus em minha vida.


by Vitor Hugo da Silva

Nenhum comentário: